fbpx

Vai fazer um tratamento de canal? Conheça os tipos antes de partir para o procedimento

Você é daquelas pessoas que quando ouve falar do tratamento de canal já fica com medo? A boa notícia é que o procedimento, que é um dos mais comuns em consultórios odontológicos, pode ser mais seguro e menos doloroso do que se espalha por aí.

O tratamento de canal é uma opção para quem tem alguns problemas relacionados à polpa dentária. É comum que algumas pessoas sofram com infecções, traumas, cáries mais profundas, entre outros. Se você está passando por um desses desconfortos, vai gostar de entender melhor sobre o assunto.

O que nem todo mundo sabe é que há diferentes tipos de tratamento. Cada um desses tipos é indicado em casos específicos. E sabe por que isso é importante? Você consegue escolher um dentista mais seguro e evita passar por um procedimento errado, trazendo mais complicações. Então vamos conhecer mais sobre esses tipos?

Mas primeiro, entenda o que é um canal dentário

Geralmente o tratamento de canal é a melhor opção e a mais eficiente para evitar que o paciente perca o dente doente. Quando o procedimento é feito com segurança e seguindo todas as premissas necessárias, traz alívio para o paciente e uma mastigação mais confortável.

O tratamento de canal dentário trata infecções graves que se instalam no interior do seu dente quando a polpa sofre alguma infecção ou inflamação. Essa condição surge porque a polpa do dente é repleta de vasos sanguíneos, nervos e fibras responsáveis pela saúde do seu dente. Quando há qualquer alteração nessa estrutura, surge a sensação de dor intensa.

Basicamente, o dentista que vai realizar o tratamento de canal retira essa polpa infectada, faz a limpeza necessária e desinfeta todo o dente. Por último, ele faz uma “selagem” do espaço para evitar novas infecções e inflamações.

Que profissional é o mais indicado para um tratamento de canal?

Apesar de todo dentista ter o conhecimento padrão sobre o tratamento de canal, é o endodontista o profissional mais indicado para realizar esse procedimento.

É muito importante que você busque sempre um profissional especializado para evitar complicações. Você provavelmente já ouviu algum paciente que realizou tratamento de canal no dente reclamar que sentiu dores ou quaisquer desconfortos tempos depois.

Geralmente essas situações acontecem pela falta de conhecimento especializado do profissional e, consequentemente, da investigação completa e precisa que precisa ser realizada antes do procedimento.

Busca um endodontista na cidade de Torres (RS)? Entra em contato com a gente neste link!

Tipos de tratamento de canal

Agora que você já sabe que é o endodontista o profissional mais especializado, precisa entender que não há só um tipo de tratamento de canal na Odontologia.

E sim, mesmo com o conhecimento primário, é indispensável conhecer mais sobre eles para não errar na hora de escolher o seu novo dentista.

Abaixo, destacamos os tipos comuns de tratamento de canal no dente.

Manual

O tratamento de canal manual é o mais comum, no qual o dentista faz todo o processo da forma simples, utilizando apenas como instrumento as limas para limpar e obturar o dente.

Esse tipo normalmente é realizado por cirurgiões dentistas que não são especialista que optam por essa técnica para fazer o tratamento de canal. Trata-se de uma técnica segura, porém, ela tem suas limitações, já que o campo de visão e de limpeza do profissional fica limitado, podendo comprometer a eficácia do tratamento.

Ademais, nem sempre o canal convencional é a solução mais rápida e dependendo da infecção pode levar várias sessões para ser concluído.

Automatizado

O tratamento de canal automatizado é superior ao tratamento de canal manual e nele o endodontista utiliza limas especiais, normalmente feitas a partir do níquel-titânio.

Os instrumentos também são mais precisos, com movimentos rotatórios, reciprocantes e oscilatórios. A grande vantagem para o paciente é que eles ajudam a reduzir o desconforto e o tempo que o paciente vai passar sentado na cadeira.

Como esses equipamentos possuem motor elétrico e/ou pneumático, o dentista não precisa realizar todo o canal de forma manual, reduzindo o tempo de conclusão e, consequentemente, o número de sessões.

Hoje em dia o tratamento de canal automatizado é o mais procurado nos consultórios odontológicos, garantindo um tratamento mais eficaz, com melhor limpeza e desinfecção dos condutos (canais radiculares).

Microscópio

Apesar de ser um tratamento ainda em expansão o canal com uso de microscópio é uma tendência que aumenta a cada dia. A tecnologia é bastante avançada e a operação do procedimento é amplamente facilitada.

Com o microscópio, o endodontista tem uma visão mais ampla e detalhada da parte afetada do dente e, consequentemente, realiza um procedimento mais preciso.

Apesar de ser uma opção para todos os casos de tratamento de canal no dente, o uso do microscópio facilita principalmente os casos de retratamento de canal, suspeitas de trincas e/ou fraturas dentárias, casos de perfurações, assim como na remoção de pinos intraradiculares e instrumentos fraturados. Além disso, também é uma ótima alternativa para localizar canais atrésicos e calcificados.

Para se ter uma ideia, o microscópio pode aumentar em até 40 vezes a imagem real do dente, com isso, a precisão do tratamento é muito maior, trazendo uma taxa de sucesso e redução no número de sessões, podendo ser realizada também em sessão única.

No entanto, é muito importante que o endodontista saiba realizar o manuseio completo e correto do equipamento. Fique atento!

O tratamento de canal com microscópio é o mais preciso e detalhado. - Foto: Dra. Larissa Bonamigo

Se você está em Torres (RS) ou cidades vizinhas, pode entender melhor sobre o tratamento de canal com microscópio com a Dra. Larissa. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Leia também...