fbpx

5  motivos para fazer tratamento de canal com microscópio!

Tratamento de Canal com Microscópio

Você sabia que a endodontia evoluiu muito nos últimos anos e que através do tratamento de canal com microscópio é possível realizar esse procedimento com mais qualidade, rapidez e segurança?

Isso mesmo, o uso do microscópio para tratamento de canal é um avanço importante nessa área da odontologia. O microscópio permite ao endodontista ampliar a visão dos canais em até 40 vezes, garantindo um índice de precisão e sucesso muito maior quando comparado ao tratamento de canal convencional.

O uso da microscopia no tratamento de canal aliada as técnicas automatizadas possibilita mais qualidade, segurança e permite a resolução de casos complexos. Isso significa que dentes que anteriormente eram removidos e substituídos por implantes, agora podem ser mantidos em perfeita função na cavidade bucal.

Para você compreender melhor a importância deste equipamento na endodontia, preparamos uma lista com as 5 principais vantagens do tratamento de canal com microscopia.

1. Visibilidade aumentada com melhor iluminação para o endodontista

O tratamento de canal com microscópio melhora o campo de visão e a iluminação do endodontista, já que o microscópio permite um foco maior na área a ser tratada, podendo ampliar em até 40 vezes o campo de visão do profissional.

Isso vai fornecer ao endodontista maiores detalhes da área tratada, incluindo a localização de canais radiculares secundários, os quais muitas vezes passariam despercebidos somente com o uso de lentes e tratamentos convencionais.

Além disso, a iluminação direcionada que o microscópio emite somado a ampliação da região a ser tratada, oferece ao endodontista uma visão mais clara da área.

Isso melhora o tratamento e a localização de canais calcificados, tratamento de perfurações, diagnósticos de fraturas e micro trincas dentárias, remoção de limas e instrumentos fraturados, remoção de pinos intra-radiculares, mesmo em casos de canais curvos ou angulados.

Em resumo, com o microscópio se tem maior precisão, qualidade e eficiência do tratamento de canal.

Benefícios do tratamento de canal com microscópio

2. Melhores taxas de sucesso com o tratamento

Outra vantagem do microscópio endodôntico é a capacidade aumentada de limpeza de áreas que antes não eram bem visualizadas e por vezes passavam despercebidas. Com a visibilidade aumentada e uma melhor precisão na localização dos canais, o tratamento com microscópio tende a ter taxas de sucesso muito maiores quando comparada ao tratamento convencional;

Com a ajuda do equipamento o endodontista consegue, com mais facilidade, conferir todas as áreas do dente, o que permite uma limpeza muito mais profunda e eficaz de todos os canais radiculares.

3. Descobrimento de canais adicionais

Em nosso consultório é muito comum recebermos pacientes se queixando de dores provenientes de infecção ou inflamação, mesmo após já terem realizado tratamento de canal no dente. Muitos destes casos ocorrem, pois provavelmente o dentista que tratou o canal não tinha o microscópio endodôntico e por esse motivo algum canal radicular passou despercebido a olho nu.

Nestes casos é necessário fazer o que chamamos de retratamento de canal, onde abrimos novamente o acesso aos canais para encontrar aquele que não foi tratado. Os dentes mais comuns de se encontrar essa situação são os molares superiores, que por vezes possuem um quarto canal de difícil identificação, já que geralmente são canais muito atrésicos (mais estreitos que o normal) e estão localizados em uma região com campo de visão limitado.

Outros casos onde o microscópio tem papel fundamental são em dentes com variações anatômicas, que podem possuir canais adicionais. Você sabia que a anatomia interna dos dentes não possui um padrão definido?

Sim, por esse motivo consultar um endodontista experiente e com equipamentos modernos faz toda diferença para se ter sucesso no tratamento de canal.

Para se perceber a complexidade do tratamento de canal e como pode haver variação de raízes e canais radiculares, listamos abaixo um pouco da anatomia interna de cada dente:

  • Dentes Incisivos e Caninos (anteriores superiores): geralmente apresentam uma raiz e um canal, são raras as situações em que se encontram dois canais radiculares.
  • Dentes Incisivos inferiores: apresentam uma raiz e podem em até 40% dos casos apresentarem dois canais radiculares.
  • Dentes Caninos Inferiores: na maioria das vezes apresentam apenas uma raiz e um canal radicular, porém, podem possuir um canal que se divide em dois ou até três canais dentro de uma única raiz.
  • Primeiro pré-molares superiores: tendem a apresentar em 90% duas raízes e dois canais radiculares em quase todos os elementos dentários.
  • Segundo pré-molares superiores: apresentam em 50% dos casos uma raiz e um conduto radicular e outros 50% duas raízes e dois canais.
  • Pré-molares inferiores: apresentam quase em sua totalidade uma raiz e 40% podem apresentar dois condutos radiculares.
  • Dentes Molares superiores: quase 100% deles apresentam três raízes e mais de 50% podem apresentar quatro canais.
  • Dentes Molares inferiores: apresentam na sua maioria três raízes e três ou quatro canais radiculares.
  • Dentes Siso: é o dente com maior variação anatômica, sendo na maioria dos casos três, quatro ou mais canais. No entanto, estes dentes podem apresentar somente dois canais, ou em casos mais raros somente um canal.

Como se pode ver existem muitas variações de canais em cada dente, por isso a importância em se fazer um tratamento de canal com um especialista (endodontista), para que se consiga o máximo de êxito no seu tratamento.

4. Tomografia computadorizada como exame complementar

Sabemos que a tomografia computadorizada é um excelente recurso para diagnosticar e colaborar nos tratamentos endodônticos. No entanto, ela não substitui o exame clínico com microscópio realizado pelo endodontista. Estes procedimentos devem sim ser complementares.

A ampliação e iluminação que o microscópio promove no canal do dente, quando somada à experiência e habilidade do profissional dentista em operar esse equipamento, possibilitam inúmeras vantagens para se solucionar diversos casos.

Abaixo listamos as principais delas:

  • Melhor visualização de canais adicionais, istmos e canais radiculares;
  • Promove uma ampla visualização do dente, indo até o forame apical;
  • Permite fazer com maior facilidade a remoção de pinos e instrumentos fraturados;
  • Melhor acesso do ultrassom para limpeza de áreas comprometidas;
  • Excelente para diagnosticar possíveis fraturas no dente;
  • Maior precisão no fechamento de perfurações;
  • Ideal para localização de canais calcificados;
  • Ótimo para transposição de canais.

5. Possibilidade de realizar um tratamento de canal em sessão única

Com o uso da microscopia endodôntica, o dentista tem maiores possibilidades de realizar um tratamento de canal em sessão única.

Além disso, realizar o tratamento de canal em apenas uma sessão pode ajudar a minimizar o risco de contaminações e reinfecções, já que o dente é selado com maior rapidez.

Confira abaixo algumas vantagens de se realizar o tratamento de canal em sessão única:

  • Maior conveniência: ao concluir todo o tratamento de canal em apenas uma visita se economiza tempo, sendo mais conveniente para o paciente, pois ele não precisa agendar várias consultas e fazer vários retornos.
  • Reduzir o desconforto: ao finalizar o tratamento do canal radicular em uma sessão, o paciente pode sentir menos desconforto, pois evita a necessidade de se submeter a múltiplas injeções de anestesia.
  • Cicatrização mais rápida: Um canal tratado em sessão única pode promover uma cicatrização mais rápida, pois permite a colocação precoce de uma restauração permanente, como uma obturação ou coroa, o que pode ajudar a proteger o dente de mais danos e reduzir o risco de reinfecção.
  • Menor risco de complicações: como todo o tratamento de canal é concluído em uma sessão há um menor risco de complicações que podem surgir em várias visitas, como contaminação do dente ou propagação de infecção.

No entanto, é sempre importante observar que um tratamento de canal em sessão única pode não ser adequado para todos os casos, e a decisão de realizá-lo deve ser baseada nas necessidades e circunstâncias individuais de cada paciente.

Agora que você já conhece melhor as vantagens de fazer um tratamento de canal com miscroscópio e a importância de procurar um edondontista para realizar esse procedimento, está na hora de dar adeus a dor de dente.  Você está convidado para marcar sua avaliação, conhecer nosso consultório e perder de vez o medo de ir ao dentista.

Chega de sofrer com dor de dente e com aquelas inúmeras e intermináveis sessões na cadeira do dentista! Tratamento de canal com microscopia em Torres-RS com segurança, qualidade e eficácia é aqui na Clínica Odontológica Dra. Larissa Bonamigo.

Leia também...